segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Educação especial X Neoliberalismo X Inclusão

As escolas especiais têm o importante papel de incluir socialmente as pessoas com deficiência ou com Necessidades Educativas Especiais - NEE, mas a Educação Especial  precisa de recursos (humano e material) de alto nível. As vezes é necessário um professor por aluno, além de uma equipe multidisciplinar na escola. O Neoliberalismo defende o Estado mínimo, ou seja, quanto menos responsabilidade para o Estado melhor. A campanha pela inclusão escolar de pessoas com deficiência a cada dia fica mais forte. Parece que não temos outra saída a não ser defender a inclusão escolar de pessoas com deficiência.
Será que a inclusão escolar de pessoas com NEE significa o fim das escolas especiais?
A quem interessa o fim das escolas especiais?

24 comentários:

  1. A campanha está forte, mas não podemos fechar as escolas especiais pois elas podem dar um apoio a escola regular comum.

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  2. Marcia Adriana disse... Acredito que as escolas especiais continuam a ser importantes, porque pode servir e servem como suporte no processo de inclusão, ou seja, as crianças podem fazer as duas escolas simultaneamente, pela manhã no ensino regular e a tarde no especial, em que serão realizadas as atividades propostas e dado o apoio personalisado a criança para que pouco a pouco ela vá superando suas deficiências.
    Não se pode acabar com estas escolas, pois, mesmo com crianças "ditas" sem deficiência aparente, cada uma tem um ritmo de aprendizagem diferente, sendo procurado o apoio psicopedagogico, fonoaudiológico, e/ ou apenas o reforço escolar, para que as dificuldades com a disciplina sejam sanadas.

    O que acredito ser importante é uma revisão do conteúdo trabalhado no Ensino infantil, fundamental. Pois, com o tempo que a criança passa na escola, as dificuldades, por conta das inteligencias multiplas, são grandes, mas, mesmo assim, muitas não aprendem, não prestam atenção, enfim, o conteúdo é colocado em grande quantidade, e, como há a assimilação deste conteudo por parte da criança? Os livros didáticos muitas vezes explicam dentro de um nível de abstração complicado para crianças de até 9 anos. Enfim, se trabalho texto, não seria melhor ir por etapas, paragrafação, exercícios sobre. Depois, espaçamento entre palavras, exercícios, depois pontuação,... e assim, sucessivamente...
    Sei que sai da questão, mas acredito que o pensar a educação, a relação ensino-aprendizagem, independe apenas da deficiencia, dificuldades da criança, mas consiste em um todo que inclui desde o conteúdo ministrado, a professora ou o professor que ministra (O mesmo ou a mesma coloca-se na postura de educador(a)?), o que desejo que a criança aprenda, sua aplicabilidade prática, enfim, é todo um conjunto. Conjunto este, amplificado quando na turma se tem altistas, pessoas com dificuldades maiores de aprendizagem, ou que possuam outros tipos de dificuldades. Assim, a escola em parceria com a família, tem que buscar junto ao apoio tecnologico, recursos, interpretes, tradutores, enfim, matricule a criança juntamente com o seu interprete, ou pessoa que ficará para dar o apoio e a atenção necessária. E, depois da aula, ao ir para o apoio junto a outra escola, o processo ensino-aprendizagem se tornará mais importante e eficaz.
    Até porque a professora-educadora não dará conta sozinha de propiciar a inclusão, precisando de toda uma equipe para que esta seja realizada a contento.
    PAZ E BEM

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  3. Acredito que não podemos ver e ficar de braços cruzados e de boca calada, deixando as escolas para pessoas com necessidades especiais acabarem, pois os docentes ainda não estão preparados para lidar com pessoas de diferentes necessidades e o país não pode" ou não quer" pagar auxiliares para dar suporte á esses docentes. o fim dessas escolas acarretará em vários problemas de aprendizagem, pois esse alunos não vão senti-se em seu mundo, e sim num mundo difernte do dele, do seu cotidiano.

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  4. A quem interessa o fim das escolas especiais?
    Ao poder público que tenta impor uma inclusão de forma arbitraria, pois não há um investimento adequado na preparação dos profissionais da educação e nem estrutural nas instituições de ensino.

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  5. LUCIANA MELO para que as instituições especiais tenham um fim, o necessario seria que o ensino regular apresente algumas modificações,uma delas seria a redução de alunos por sala,o aumento de número de professores por aluno com esse tipo de necessidade,capacitação desses professores,dentre outras questões.

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  6. Fatima Cardoso disse...acredito fortemente na escola especial,pois,esta tem ou deveria ter todos os suportes necessários para atender uma criança com necessidades especiais,porém,o que temos presenciados nos últimos tempos,me refiro a essa febre de comentarios sobre a inclusão que tem levado a repensar se realmente está havendo inclusão por parte das escolas regulares,onde não contamos com estrutura física adequada,profissionais capacitados,material didático entre outros.
    O fim das escolas especiais interessa especailamente ao estado que desta forma reduz gastos e se diz um país pioneiro na educação inclusiva.

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  7. Marcos alves, eu acredito que as escolas especiais continue sendo importantes pois, são elas que dão surporte para as demais institituição que estão recebendo essas crianças.Portanto na minha concepção as instituição de educação especial irão continuar funcionando pelas necessidade das outras.Vamos lutar para que minha concepção estege certa e que realmente as estutuição de educação especial continuem de portas aberta.

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  8. A esses alunos deve-se propor o convívio as duas escolas, uma que trabalhe tudo dentro do seu mundo com apoio e recursos personalizado, e outra que permita sua inclusão e conhecimento trabalhado em escola normais, ou seja, Escola Inclusiva onde reforça o direito que todos os alunos têm de frequentar o mesmo tipo de ensino. A formação dos docentes e o seu desenvolvimento profissional são condições necessárias e fundamentais para a construção dessas escolas. Para isso exige um esforço e uma colaboração estreita de todos para manter as duas escolas, apesar do desinteresse do poder público em não valorizar a permanência delas.

    FERNANDA MADEIRA LIMA

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  9. Será que a inclusão escolar de pessoas com NEE significa o fim das escolas especiais?

    A inclusão de pessoas com NEE, não significará o fim de escolas especiais, devido a complexidade de cada casos. Diferentes, alguns com baixa complexidade, podem ser facilmente tratados e outros com alta complexidade, precisa de um acompanhamento mais próximo. Casos de NEE devem ser tratados de forma individual, devido a necessidade que cada um tem, portanto torna se quase impossível a a inclusão total de todos com necessidades especiais. Assim, a inclusão que pretende ser feita não conseguirá alcançar a todos com necessidades. Então as escola especiais são fundamental, mesmo nesse tal processo de inclusão, são fundamentais para o desenvolvimentismo do processo de aprendizagem e socialização de portadores de NEE.



    A quem interessa o fim das escolas especiais?

    A bandeira da inclusão vem sendo levantada bastante forte nos últimos anos. Essa bandeira vem sendo utilizado como plataforma politica por alguns grupos, pregando ideologias na população de uma inclusão para todos. Esse pensamento por um lado prega o discurso constitucional de igualdade para todos os cidadão brasileiros, por outro lado choca-se tratamento que deve ser dado a cada caso, segundo a medicina. Então o fim das escolas especiais tem interesse de levantar bandeiras de partidos políticos para fins eleitorais pregando como plataforma a “inclusão” livrando do estado o dever de amparar sua população e ainda uma forma de conseguir eleitores, porque no fim o que importa no país é o voto!
    Lucas

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  10. Thamyres Andrade disse...As escolas especiais desempenham um papel de suma importância para os alunos com necessidades especiais, pois as escolas regulares não estão no mesmo nível das escolas especiais. Para incluir alunos com NEE é necessário recursos, profissionais qualificados e escolas bem estruturada. E o que vivenciamos atualmente nas escolas é uma inclusão que exclui, pois o professor se torna um cuidador e não um educando. Portanto é notório que essa inclusão não beneficia os alunos com NEE e sim o governo que quer incluir sem antes fazer as devidas transformações nas instituição e na capacitação dos profissionais.

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  11. Será que a inclusão escolar de pessoas com NEE significa o fim das escolas especiais?

    O fim das escolas especiais, com certeza, prejudicaria os alunos que necessitam de atendimento específico e individualizado, já que as escolas regulares não garantem esse atendimento. No entanto, acredito também que se as escolas regulares tivessem profissionais capazes de garantir o acompanhamento adequado a esses alunos não teria necessidade de escolas especiais, elas estariam dentro da escola regular. Entretanto essa inclusão que praticam hoje é uma fantasia, muitas vezes perversa, onde se "finge que se incluiu e o aluno finge que está incluído", é uma pena vermos isso, mas é a realidade.

    A quem interessa o fim das escolas especiais?

    Não sei ao certo a quem interessa o fim das escolas especiais. Só sei que seria muito triste ver as escolas especiais fechando as portas e a inclusão continuar nos parâmetros que se encontra. Sou a favor da inclusão sim, mas desde que seja feita de uma forma correta e organizada, e não como algo jogado a avulso, como se as crianças especiais tivessem que estar ali só para se socializar com as outras, acredito que para elas frequentarem escolas regulares precisa ter atividades pra elas realizarem nesse âmbito. Quem pensa no fim das escolas especiais nessas condições de inclusão que temos hoje, pode se dizer que não é humano, pois não pensa com a razão.

    Ranuze Maria da Silva Gomes.
    Acadêmica IV bloco Pedagogia-UESPI

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  12. Ranuze Maria VI boloco tarde ok!!

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  13. Acredito que sim pois o poder publico esta cada vez mais superlotando as salas de aulas dificultando o trabalho do professor tendo que se desdobrar em educar as crianças "normais" e com necessidades educativas especiais mesmo com auxilio o professor deve dar uma atençao especial para sa crianças necessidades educativas.Quanto ao fim das escolas especiais so interessa ao poder publico que é quem vai "lucrar fechando os cofres". FRANCIANE VI BLOCO DE PEDAGOGIA DA UESPI.

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  14. Acredito que sim pois cada vez mais o poder publico esta superlotando as salas de aulas sem pensar nas consequencias: trabalho mau desenvolvido pelo professor e defasagens na aprendizagem dos alunos.O fim das escolas publicas so interessa ao poder publico que é quem vai tirar as responsabilidades das "costas".FRANCIANE VI BLOCO DE PEDAGOGIA UESPI.

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  15. Terezinha Ribeiro, acredito que nas escolas especiais os alunos poderam ter uma
    melhoria, pois lá terá pessoas com capacidades e treinadas, para se ter uma educação inclusiva deve-se ocorre uma transformação profunda na estrutura, na organização e na compreensão que poderemos vir a ter sobre as relações sociais de modo geral, onde a exclusão realmente não mais ocorra. E, para isso, através de condições humanas e materiais reais criadas no ambiente escolar, poderíamos começar seriamente a pensar e exercer uma prática pedagógica onde a inclusão, de fato, podesse começar a ser uma realidade.

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  16. Terezinha Ribeiro, acredito que é muito importante as escolas especiais, pois lá se tem pessoas capacitadas para ajudar no desenvolvimento das crianças.Para se ter uma educação inclusiva deve-se ocorre uma transformação profunda na estrutura, na organização e na compreensão que poderemos vir a ter sobre as relações sociais de modo geral, onde a exclusão realmente não mais ocorra. E, para isso, através de condições humanas e materiais reais criadas no ambiente escolar, poderíamos começar seriamente a pensar e exercer uma prática pedagógica onde a inclusão, de fato, podesse começar a ser uma realidade.

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  17. Ao invés de se pensar na extinção das Escolas Especiais,a melhor saida seria investir em ampiações,capacitação de pessoal aquisição de material didático,para que as mesmas possam vim a atender um maior número de alunos e assim não sobrecarregar as outras escolas.Um pais como o nosso que tanto necessita qualificar sua educação o fechamento das escolas Especiais representaria um retrocesso para o nosso pais.País esse que gasta tanto dinheiro co projetos mirabolantes como o da copa do mundo de 2014.que ao invés de arrecadar fundos para o país, o que se vê são desvios de dinheiro público .até quando esse país vai jogando fora ..e a educação está onde está..PARALIZADA...

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    1. Naiana Rodrigues VI bloco de Pedagogia-UESPI27 de maio de 2012 às 16:34

      CORREÇÃO:
      Ao invés de se pensar na extinção das Escolas Especiais,a melhor saida seria investir em ampliações,capacitações de pessoal e aquisição de material didático,para que as mesmas possam atender um maior número de alunos com mais eficiência e qualidade.É importante também que as crianças especiais estejam na escolas regulares para que elas possam interagir com outras crianças ditas "normais" para que assim haja um melhor desenvolvimento social e cognitivo e uma inclusão concreta.Um País como o nosso que tanto necessita qualificar seu ensino ,o fechamento destas escolas representariam um retrocesso na Educação,já que sabemos que as escolas especiais são pioneiras nessa modalidade de Ensino.O nosso País gasta tanto dinheiro com projetos mirabolantes como o da copa do mundo de 2014 ao invés de investir na Educação pública,o que se vê são desvios de dinheiro público e descaso com profissionais da Educação!

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  18. Naiana Rodrigues VI bloco de Pedagogia-UESPI27 de maio de 2012 às 16:40

    CORREÇÃO:
    Ao invés de se pensar na extinção das Escolas Especiais,a melhor saida seria investir em ampliações,capacitações de pessoal e aquisição de material didático,para que as mesmas possam atender um maior número de alunos com mais eficiência e qualidade.É importante também que as crianças especiais estejam na escolas regulares para que elas possam interagir com outras crianças ditas "normais" para que assim haja um melhor desenvolvimento social e cognitivo e uma inclusão concreta.Um País como o nosso que tanto necessita qualificar seu ensino ,o fechamento destas escolas representariam um retrocesso na Educação,já que sabemos que as escolas especiais são pioneiras nessa modalidade de Ensino.O nosso País gasta tanto dinheiro com projetos mirabolantes como o da copa do mundo de 2014 ao invés de investir na Educação pública,o que se vê são desvios de dinheiro público e descaso com profissionais da Educação!

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  19. kassandra Amorim: Claro que o fim dessas instituições seria o desvio de recursos, pois sabem que um lugar importante como esses dotados de especialistas, verdadeiros profissionais qualificados,essas crianças podem evoluir e elas teriam condições de ser o futuro da nação e isso seria um perigo,preferem direcionar essas crianças a pessoas desqualificadas despreparadas e assim ficaram cada vez mais excluido com a imagem de estar incluso, simplesmente engano...Cabe a nos que estamos concientes do que esta acontecendo fazer acontecer, melhor do que ficar so reclamando dizendo que isso seria ruim, sei la mais o que temos o problemas queremos a solução e qual seria a solução para esse caso???

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  20. a educação inclusiva tem sido um massacre as diferenças,devido a tentativa agressiva de querer ensinar todas as pessoas por um único viés educativo.sendo um ataque a própria LDB que discursa sobre a relevância das diferenças, que na educação inclusiva veem sendo negligenciadas.Porque interessa o governo "incluir" na escola regular?e porque esse mesmo governo que "inclui"não qualifica e nem estrutura a educação para que de fato essa inclusão aconteça?Na verdade vivemos a segregação dessas pessoas em pleno seculo XXI com uma nova roupagem, o discurso de inclusão.o discurso mudou mas a realidade ainda é muito familiar ao passado.

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  21. As ecolas regulares e muitos professores realmente ainda não estão preparados para atender crianças com NEE, porém isso não quer dizer que essa transformação não esteja contecendo, muito lenta é verdade, mas esta acontecendo. O que poderia ser interessante e muito importante seria se pudesse haver uma integração entre essas duas escola, a especial e a regular, para a melhor atender a estas crianças.
    Lana Cintia VII bloco pedagogia manhã.

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