quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Rampa de acessibilidade

Você sabe qual a largura mínima para uma rampa de acessibilidade?
Você sabe qual a declividade máxima permitida por lei para uma rampa de acessibilidade?
Pois é, muitas pessoas estão contratando pedreiros para fazer rampas e não estão se preocupando com o que a lei determina. Já vi "rampa" tão estreita que não cabe uma cadeira de rodas. Outras são tão íngremes que fica difícil até para uma pessoa sem dificuldade de locomoção ter acesso.
Assim, fui pesquisar e descobri que a declividade máxima permitida é de 8%, ou seja, a cada metro de extensão apenas 8cm de altura. Assim, se a altura for de 80cm a rampa deve ter 10m de comprimento. Quanto à largura a lei determina pelo menos 1m20cm.
As mudanças arquitetônicas são apenas um detalhe na acessibilidade, porém sem elas tudo fica mais complicado. As pessoas com deficiência precisam de autonomia, por isso as rampas precisam ser adequadas. Não aceitem qualquer coisa como rampa, vamos à luta e exigir adequação das rampas as normas oficiais.
No Youtube você encontra vídeos explicando todos estes detalhes.   

13 comentários:

  1. Todos são iguais perante a lei. Contra essa afirmação não há questionamentos, porém ao se ler uma noticia como esta passamos a questionar o correto cumprimento da lei.nós como cidadãos Devemos repensar o modo que vemos e praticamos acessibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o problema da acessibilidade está na falta de fiscalização, desta forma não há muita preocupação em se adequar à lei ou mesmo construir rampas dentro das exigências pré-estabelecidas

    ResponderExcluir
  3. Texto bem informativo e que destaca bem a situação de quem tem essa dificuldade, o que prova que atualmente se percebe a falta de sensibilidade diante disso....

    ResponderExcluir
  4. INDEPENDENTEMENTE SE HÁ LEIS OU NÃO PARA FACILITAR A ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CREIO QUE DEVEMOS TER PELO MENOS UM SENSO DE ALTRUISMO QUANTO AOS NOSSOS CIDADÃOS QUE ENCONTRAM CADA VEZ MAIS OBSTACULOS NESTE MUNDO "GLOBALIZADO", ONDE O MAIS FORTE E O MAIS RÁPIDO MERECE TODA A ATENÇÃO. CHEGA A SER CONSTRANGEDOR TER QUE EXISTIR LEIS QUE REGULAMENTEM COMO SE DEVE CONSTRUIR UMA RAMPA PARA NOS FAZER COMPREENDER O QUE É SER HUMANO.

    ResponderExcluir
  5. Diante do exposto acima, percebemos que a maioria de nós mandaria fazer a rampa até com boas intenções, mas sem se preocupar em saber se as medidas estão corretas e em como a lei trata da construção da mesma. Dessa forma, precisa-se de uma exposição maior do assunto nos meios de comunicação e nas redes sociais, para que a população como um todo saiba o que precisa fazer, antes de fazer, e para que faça de uma maneira que beneficie todos.

    ResponderExcluir
  6. Atualmente a sociedade tem o sentido de acessibilidade como uma obrigação. A ideia de uma rampa não passa por uma questão de ser algo que irá ter um objetivo social ou que irá trazer benefícios para quem precisa,na verdade as formas de acessibilidade hoje presentes em nosso meio são feitas de qualquer jeito ou sem suas medidas padrões, isso se dá principalmente por construirem uma rampa, por exemplo afim só de estar em dias com a legislação. Não existe uma preocupação com o real sentido da ideia de acessibilidade.

    ResponderExcluir
  7. Devemos todos respeitar a questão da acessibilidade, pois sabemos que não é fácil o dia-a-dia de uma pessoa que tem inumeras dificuldades para realizar algumas tarefas, então devemos nos colocar no lugar de cada pessoa que necessita de uma rampa e ajudá-los da melhor maneira possivel.

    ResponderExcluir
  8. Diante de tamanha dificuldade que se nota na sociedade, é tamanha também a disparidade entre as classes e que torna essas rampas de acessibilidade impossíveis de acontecer em alguns casos.

    ResponderExcluir
  9. acessibilidade é um direito de todos, porém, muitas informações inerentes ao assunto são omitidas. Acredito que uma fiscalização mais rigorosa, ajudaria a muitos proprietários de estabelecimentos a fazer suas rampas dentro dos padrões exigidos e não de forma aleatória.

    ResponderExcluir
  10. A falta de acessibilidade é um grande problema para muitos moradores de várias cidades pelo país. A construção das rampas deve seguir as normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt) "Inclusive a norma observa sobre a presença do que chamamos de obstáculos urbanos. São os postes, sinaleiros, lixeiras, isso tem que estar afastado da passagem do deficiente."

    Mas nem sempre as normas da Abnt são seguidas. Por isso cadeirantes tem que fazer manobras com a cadeira de rodas para desviar do poste. "Isso é falta de ouvir quem realmente vai usar. Porque se eles ouvissem quem realmente vai fazer uso da rampa, da guia rebaixada, seja lá o que for a nível de acessibilidade, eu acho que os erros seriam bem menores."

    ResponderExcluir
  11. Contra essa afirmação não há questionamentos, porém quando o Estado simplesmente não oferece condições de acessibilidade àqueles que precisam, instaura-se uma situação de vulnerabilidade.

    ResponderExcluir