domingo, 27 de novembro de 2011

Aulas de reforço

Caro(a) visitante, estamos desenvolvendo uma pesquisa sobre "Reforço Escolar" e temos algumas perguntas sem resposta, como por exemplo:
1. O que leva um pai ou mãe a colocar o filho em uma escola de reforço quando o filho estuda em uma escola tida como uma das melhores escolas (escola particular de renome)?
 2. Para você, qual a importância da escolinha de reforço?
Por favor, contribua conosco respondendo esses questionamentos.
Paz e bem!
Professor Soares

16 comentários:

  1. Que legal seu blog!!!! Depois vou analisá-lo com mais calma...

    Acredito que pais de alunos de escolas de renomes colocam seus filhos em escolas de reforço por várias razões, dentre elas, o fato de nao ter tempo e muita vezes disposição para orientá-los, nao tem tempo pq precisam trabalhar muiiiito para poder manter o filho numa "boa" escola; outra razão, é que se esses nao estiverem sempre estudando, terao dificuldades de compreender algumas das atividades de seus filhos, pois as práticas pedagógicas de hj não são as mesmas de quando estes estudaram... acredito ainda que as grandes escolas sobrecarregam os alunos de atividades escolares e muitas vezes nao desenvolvem um trabalho onde esses adquiram autonomia para responderem suas ativdades sozinhos, e com isso, eles acabam se tornando dependentes do professor(a) de reforço. A boa escola deve sempre oportunizar seus educandos a seres individuos autonomos, independentes, criativos, capazes de discernir certo ou errado...

    ResponderExcluir
  2. LUCIANA MELO, sou professora de reforço de alunos tanto na rede pública como da privada.Onde eu ensino alguns pais alegam que não sabem ensinar a tarefa de seus filhos e a maioria afirmam não ter paciencia para ensiná-los.
    A escolinha de reforço é importante por que os professores que estão lá sabem como devem orientar o aluno.A casos que alunos trazem a tarefa para casa e os pais respondem a tarefa do aluno,outros ou batem nas crianças.

    ResponderExcluir
  3. Marcos Alves ... Muitos pais colocam seus filho na aula de reforço pela necessidade , pois muitos não conseguem conciliar a rotina do dia -a - dia com acompanhamento escolar de seus filhos,outros por não ter paciência para ensina ;por isso o reforço escolar é importante, porque favorece muitas crianças que não tem um suporte familiar necessario para sua educação.

    ResponderExcluir
  4. Terezinha Ribeiro, o reforço escolar vem romper as barreiras da desigualdade de ensino, auxiliando o professor a fazer com que os alunos adquiram o conhecimento desejado. Os alunos que participam do reforço escola, sempre apresentam avanços em sua aprendizagem, pois tiveram voltados pra si a atenção necessária para desenvolver-se.

    ResponderExcluir
  5. ÉRIKA NEGREIROS... Muitos pais trabalham bastante para poder manter seus filhos em uma boa escola. Em decorrência disso, lhes restam pouco tempo para auxiliar e acompanhar a vida escolar da criança, o que resulta na necessidade de colocá-las em uma escola de reforço. Do meu ponto de vista, este tipo de escola tem relevante importância, pois serve para preencher as lacunas das escolas regulares e para dirimir dúvidas porventura existentes.

    ResponderExcluir
  6. Sou mãe de três filhos que nunca fizeram aulas de reforço por um dia sequer, embora eu sempre tenha trabalhado muito, organizei sempre o meu tempo de modo a priorizar o acompanhamento escolar e familiar das crianças. Porém da minha esperiencia com educação e psicopedagogia posso afirmar alguns motivos apontados por pais/mães:
    1. O que leva um pai ou mãe a colocar o filho em uma escola de reforço quando o filho estuda em uma escola tida como uma das melhores escolas (escola particular de renome)?
    - falta de tempo
    - falta de condições psicológicas (ansiedade, impaciência, falta de interesse pelo estudo da criança)
    - falta de escolaridade
    - falta de responsabilidade
    (Profª e Pp Ana Amélia)

    ResponderExcluir
  7. KASSANDRA AMORIM: Sabemos a importancia da família junto da escola,e sabemos que cada uma tem seu papel a escola é de ensinar e a familia disciplinar. As familias hoje em dia não é mais como antigamente, onde a mãe cuidava da educação dos filhos, hoje a mãe também é chefe de familia. Os pais estão cada vez mais distantes dos filhos por causa do trabalho.E então os pais procuram pessoas para fazerem estas tarefas por eles. Não a de ensinar mais de disciplinar os filhos, ter aquele horario para estuda, não deixa-los soltos. E esse profissional é o professor de reforço que muitas das vezes não tem qualificação,mas o professor de reforço ele não ta pra ensinar a tarefa de casa não, pois os alunos quando voltam da escola particular ja estão orientados e sabem responde as tarefas. Então fica a dica o professor de reforço é so para disciplinar as crianças, uma especie de vigia e certeza que os pais tem que seus filhos sentaram para estudar.

    ResponderExcluir
  8. NAIANA RODRIGUES: acredito que devido a falta de tempo dos pais e a ausência no acompanhamento das tarefas escolares, seja um dos fatores que os levam à procura de uma escola de reforço. Pois muitos pais chegam em casa cansados e estressados do trabalho e não tem paciência na hora de orienta-los. E através do reforço os alunos tiram suas duvidas e ampliam seus conhecimentos, ajudando-o a vencer os obstáculos presente em sua aprendizagem escolar.

    ResponderExcluir
  9. NAIANA RODRIGUES: acredito que devido a falta de tempo dos pais e a ausência no acompanhamento das tarefas escolares, seja um dos fatores que os levam à procura de uma escola de reforço. Pois muitos pais chegam em casa cansados e estressados do trabalho e não tem paciência na hora de orienta-los. E através do reforço os alunos tiram suas duvidas e ampliam seus conhecimentos, ajudando-o a vencer os obstáculos presente em sua aprendizagem escolar.

    ResponderExcluir
  10. Bom, acho até normal os pais colocarem seus filhos no reforço escolar, é uma questão de reforçar o ensino; mas a escola para ser realmente de excelência deve propor ações diferenciadas e inovadoras para melhor atender a demanda, conforme sua proposta pedagógica e exigência da legislação educacional.
    José Antonio Aguiar Gama - Palmas TO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é importante as escolas de reforço, pois as escolas estão deixando a desejar porque uma escola de qualidade ainda hoje é difícil de encontrar.
      Samara Mourão

      Excluir
  11. A educação inclusiva ainda hoje é uma utopia, pois a mesma escola que inclui é a mesma que exclui porque não existe professores capacitados para atender a demanda de crianças com necessidades especiais. As salas de AEE é de fundamental importância nas escolas, mas somente com profissionais capacitados como: psipedagogo, e professores com conhecimento em libras, em braili e profissionais capacitados em NEE.

    ResponderExcluir
  12. No atual contexto educacional em que vivemos, principalmente no processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os Professores de Apoio torna-se indispensável, pois é cada vez maior o número de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular, dita para todos, atendendo as crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação. Deste modo a escola não se encontra preparada, não conta com uma estrutura física e tecnológica acessível, com recursos didáticos disponíveis, com formação de professores que atenda as necessidades de cada aluno, com um currículo disponível para atender a crescente demanda. Neste sentido, as salas de AEE e do professor de apoio torna-se aliados no processo de inclusão, pois contribuem com a escola a responder às necessidades dos alunos.
    Montoan menciona que "essa alternativa constitui mais uma barreira à inclusão”, de fato pode ate ser uma barreira, mas diante das dificuldades colocadas em que perpassa a educação, qual será a maior barreira para que a educação inclusiva aconteça, o Professor de Apoio e Salas de AEE ou a atual Educação brasileira?

    Att,
    Marcos Rodrigues VII bloco de Pedagogia noite

    ResponderExcluir
  13. A falta de tempo atualmente é um dos principais fatores que levam os pais a colocarem seus filhos em uma escola de reforço. Diante disso, pagar uma pessoa para realizar tal tarefa torna-se a única alternativa viável. Ao mesmo tempo os pais sempre querem o melhor para os seus filhos e já que eles não tiveram todo esse aparato torna-se muito mais cômodo pagar uma pessoa que ao seu ver, sabe mais que ele, do que ele mesmo sentar para ensinar e aprender junto com o seu filho. A grande quantidade de atividades, conteúdos, a falta de paciência e até mesmo o analfabetismo dos pais também são outras razões que levam os pais a buscarem ajuda na escola de reforço.
    Não se pode negar a eficácia dessas escolinhas. Elas são realmente necessárias. Porém as instituições de ensino deveriam estar em parceria com elas para que o reforço realmente aconteça e não somente o aluno ir para a escolinha fazer o dever e ficar por isso mesmo.
    Luylly Vanessa da Silva Lima-Pedagogia-VI Bloco-Uespi-CCM-Noite

    ResponderExcluir